ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA

 

Texto: Marcos 4:32-41; Rm 5:12,14,15,17,21.

Introdução:

Certa vez, um caminhoneiro foi convertido, ele então leu a Bíblia toda três vezes no mesmo ano. Então sua esposa começou a fazer várias perguntas sobre a Bíblia, e quando ela perguntou algo sobre as parábolas, então ele pediu ajuda ao pastor de sua congregação, ele foi lá e então tentou explicar o sentido das parábolas, mas não estava se saindo muito bem! Então nesse momento o caminhoneiro interrompeu e disse: “você tem de vivenciá-las e então compreenderá  - você não pode vivenciá-las do lado de fora, tem de entrar dentro delas; ou deixar que elas entrem dentro de você”.

Transição: Para que possamos vivenciá-las, às vezes precisamos passar por uma tempestade.

Leitura: Marcos 4:32-41

 ·         Talvez essa manhã seu coração esteja como aquele mar: cheio de tempestades. Talvez sua semana foi uma tempestade completa.    Já aconteceu isso com você ? E para piorar, parece que Deus não se importa com o que está acontecendo com você. Já sentiu como se Deus tivesse te esquecido ?

·         Jesus não quer que você lide sozinho(a) com as provações

·         Jesus, assim como perguntou aqueles homens ,também te pergunta hoje: Por que você está com medo ? Ainda não tem fé ?  Por que você está revoltado ? Ainda não tem fé ?

·         Onde abundou a falta de fé dos discípulos, superabundou a graça de Jesus. Onde abundou o pecado deles , superabundou  o perdão de Jesus.

·          

·         Por que você não obedece, ainda não tem fé ?

·         Jesus Cristo quer acalmar as tempestades de nossos corações. Nunca se esqueça queEle está com você a todo o tempo, Ele nunca te abandona.

·         Esse que acalma o vento e o mar , é o mesmo que pode acalmar seu coração !

Sentença de transição: Eu comecei essa mensagem falando em tempestade , porque se quisermos obedecer ao Pai de verdade, nós teremos de enfrentar diversas tempestades. A obediência ao Pai , muitas vezes leva-nos a passar por tempestades.

 

I. a obediência para alcançar a graça superabundante: Romanos 1:5 – fomos chamados para obeder.

E por falar em obediência:

Como foi sua semana ?  Será que você experimentou uma semana de transformação ?

Será que você experimentou diversas provações contrárias à mensagem da semana passada “a minha graça te basta”? Será que tudo concorreu para que você não ficasse de modo nenhum satisfeito com a graça ? Será que você ficou pensando em seu problema e se esqueceu de pedir da aproximação de Deus em sua vida, te dando paz e alegria ?

 

            Há um cântico que diz assim: Satisfação é ter a Cristo ! Não há maior prazer já visto!  Será que durante essa semana, Jesus foi a sua satisfação ? Será que o inimigo tentou te fazer esquecer completamente o que Deus nos falou semana passada ?

Às vezes saímos do culto, como se nada tivesse acontecido, conversando sobre outros assuntos que não tem nada haver com a mensagem.

             Um dia eu estava no Liberdade, e o irmão Mateus havia acabado de dar sua aula, e assim que terminou o pessoal dispersou e começou a conversar sobre diversos assuntos e então eu falei, “Mateus, vem cá , vamos conversar o que realmente interessa”Então todo mundo parou para me olhar, para ver o que eu diria, então eu perguntei à ele, como foi que você chegou a tal raciocícionio sobre Jesus, eu Achei muito pertinente aquilo que você falou.

             O que realmente interessa irmãos é se nós estamos sendo transformados por Deus aqui, ou se estamos apenas ajuntando informações que sem prática não valem nada. De nada valerá você ficar ajuntando um monte de informações , se ao terminar o culto, você agisse, como , “bem agora acabou a enrolação e vamos para o que interessa”

Nós temos muito o que conversar sobre Deus, porque onde abundou o pecado , superabundou a graça.

Proposição: Nós temos muito o que conversar porque : A ação de Deus em nossas vidas, é muito superior à ação do inimigo. A aproximação de Deus em nós é superior à aproximação do inimigo. As armas de Deus são mais fortes que as armas do inimigo.

 

Sentença interrogativa: Você já pensou que parece que as coisas vão tão difíceis  que parece que o inimigo está agindo muito mais do que Deus ? Já pensou que parece que a guerra espiritual contra o inimigo parece ser uma batalha onde o inimigo avança mais do que Deus ?

  • Será que no seu casamento, parece que o pecado tem crescido muito mais do que a graça ?
  • Será que na sua espiritualidade, parece que o pecado tem crescido muito mais do que a graça ?
  • Será que no seu emprego, o pecado tem abundado cada vez mais ?
  • Será que na criação de seus filhos,  tem sentido que parece que a graça, a aproximação de Deus não tem superabundado ?

 

 

Senteça de transição: Mas eu trago boas notícias para você esta manhã.

 

II. Por mais que o inimigo tenha se aproximado de você, Jesus Cristo se aproxima ainda mais.

·         A graça superabundante, estava com os discípulos lá naquele barco.

·         A graça superabundante, está conosco e muitas vezes pensamos que por causa de nossos pecados Ele não se importa mais conosco.

·         Marcos 2:15-17.- Em sua caminhada nesta terra, Jesus se aproximou dos pecadores.

·         Em 1 Pedro 5:8 , diz que o inimigo ruge ao redor, Jesus habita em nós , não fica só andando ao redor, e tem mais 1 Pedro 5:10

 

           

Sentença de transição:            Somente compreenderemos as verdades bíblicas, somente as compreenderemos de verdade, se formos obedientes à elas.

 

Conclusão;

  • A graça de Jesus superabundou para vencer :
  • suas deficiências,
  • sua culpa,
  • vergonha,
  • autopiedade,
  • ressentimento,
  •  raiva,
  • depressão,
  •  frustração,
  • confusão,
  •  solidão,
  •  ansiedade,
  • desesperança,
  •  fracasso,
  •  medo